educação infantil

+55  98  2109 5000

projetos

 

No projeto Ciranda da Leitura, toda semana o aluno escolhe um livro em sala, leva-o para casa e, com a família, faz a leitura e registra no caderno da Ciranda da Leitura o que mais lhe interessou na história, expressando seus sentimentos e emoções por meio de desenhos e escrita espontânea. O livro e o caderno retornam à escola na segunda-feira para socialização com  o grupo. A leitura é um recurso valioso e agradável para a predisposição ao aprendizado. Ao ler com a criança, o adulto deve encorajá-la em suas tentativas, ajudando-a sempre que for preciso. O mais importante é que a leitura seja uma experiência prazerosa para ambos.

Para isso, vale seguir algumas dicas:

 

 

 

 

 — Defina horário e local apropriados para a hora da leitura. As crianças, desde cedo, precisam perceber que o momento de estudo é importante e não pode ser negligenciado.
— Desafie seu filho a descobrir do que fala a história, apresentando-lhe o título e a ilustração da capa.  É interessante que os nomes do autor  e ilustrador sejam evidenciados.
— Permita que a criança faça parte da leitura, ainda que não saiba ler convencionalmente. Por exemplo: vire páginas, comente sobre as imagens e os trechos que mais chamam a atenção dela no decorrer da história.
— Ao final da leitura, pergunte se a criança gostaria de contá-la para você ou a alguém da família. Nesse momento, deixe-a expressar-se espontaneamente, permitindo que conte a seu modo, pois esse recurso lhe transmitirá segurança, além de favorecer a construção de uma postura leitora.
— Convide seu filho para fazer o desenho. Você pode ser o escriba, anotando nas linhas disponíveis tudo o que ele falou.
— Incentive a criança a cuidar bem    de seus livros e dos enviados  pela escola. Desenvolver atitudes de  responsabilidade para com os materiais de uso pessoal e coletivo é tarefa de todo estudante, e os pais devem ajudar nessa tarefa.